top of page
Vereadora Vanessa Falk - Laranja.png

Vanessa Falk conhece iniciativas de turismo inteligente em Curitiba para inspirar legislações em Joinville

  • 3 de jul.
  • 2 min de leitura

Visita técnica ao Instituto Municipal de Turismo da capital paranaense aconteceu em maio


A vereadora Vanessa Falk (NOVO) realizou uma visita técnica ao Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, no Paraná, no dia 22 de maio. O objetivo foi conhecer como o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI) é aplicado na cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (SECULT) também marcou presença.


O modelo DTI consiste em adotar tecnologias e infraestruturas para melhorar a experiência do turista, aliado ao desenvolvimento sustentável. “Joinville já integra o programa do Ministério do Turismo, mas ainda estamos no início. Como Curitiba é referência, o encontro foi muito importante para aprendermos mais sobre a prática”, explica Vanessa. 


O grupo joinvilense foi recebido pela presidente do instituto, Edle Tatiana Lessnau de Figueiredo Neves. Ela explica que o DTI é como uma obra que ninguém quer fazer pela dificuldade, mas ressalta que é fundamental. “É uma coisa muito certa de se fazer. Tendo uma base, tudo muda, tudo fortalece”, pontua. 


DTI em Curitiba


O analista de turismo do instituto, Wellington Medeiros, apresentou as ações realizadas para tornar Curitiba um DTI. 


Um exemplo é o “Curta Curitiba na Palma da Mão”, voltado para pessoas com deficiência visual. É um kit com miniaturas de pontos turísticos feitas com impressão 3D, acompanhadas de um QR Code que direciona para audiodescrição. O kit é emprestado ao visitante gratuitamente. 


Kit 3D permite aos deficientes visuais conhecerem detalhes dos pontos turísticos
Kit 3D permite aos deficientes visuais conhecerem detalhes dos pontos turísticos

A cidade também já conta com táxis elétricos e tem o objetivo de que até 2050 toda a frota seja 100% elétrica. 


Outras iniciativas são: unidade móvel de turismo, áudio guias em diversos idiomas e acessibilidade nos parques. 


No Jardim Botânico, a vereadora conheceu as adaptações realizadas no atrativo. O parque ganhou um mirante acessível para pessoas com deficiência ou restrições motoras, piso antiderrapante e placas solares. 


Um destaque é a loja #CuritibaSuaLinda, que vende souvenirs produzidos por mais de 75 artesãos, designers e artistas plásticos de Curitiba e região, incentivando a economia criativa e a produção autoral. 


A linha de turismo do transporte público de Curitiba também foi tema do encontro. Junior Sontag, assessor técnico do instituto, explicou que o modelo existe há 31 anos. Cerca de 200 mil passagens são vendidas por ano. 


Papel do Legislativo no DTI


Atuante na pauta do turismo, o objetivo de Vanessa na visita foi entender como poderia ajudar no desenvolvimento do DTI por meio do Legislativo. 


A vereadora conheceu os desafios da implantação do DTI, como a participação do setor turístico no desenvolvimento de algumas ações, a busca de recursos e a integração de dados. 


“Tivemos uma troca de experiências muito interessante. Voltei para Joinville com ideias tanto para propor leis quanto para fazer indicações ao Executivo. Temos muito trabalho pela frente”, finaliza Vanessa. 


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page